sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Importância da auto-estima


Auto-conceito pode ser definido como a percepção que o indivíduo tem de si próprio e o conceito que, devido a isso, forma de si. Há influências que podem construir o auto-conceito: 1) o modo como as outras pessoas consideram um indivíduo – o ser humano é levado a observar-se da maneira como os outros o vêem; 2) a noção que o indivíduo guarda do seu desempenho em situações específicas; 3) a avaliação de um comportamento específico em função de valores veiculados por grupos específicos. Todos estes fatores ajudam a constituir o auto-conceito que pode adquirir características positivas ou negativas.
Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma , é a capacidade de respeitar, acreditar e se amar a si mesma. Segundo a Psicologia a auto-estima começa a se formar na infância, nos relacionamentos com as outras pessoas e em como estas pessoas nos vêem.
Dois termos que são muitas vezes usados como sinônimos de autoestima: autoconfiança e autoaceitação. Autoconfiança refere-se quase sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo, incluindo conceitos sobre as próprias qualidades. O nível e a qualidade da auto-estima, embora correlacionados, não são sinônimos. A auto-estima pode ser elevada, mas frágil (por exemplo, o narcisista) e baixa, porém segura (por exemplo, a pessoa humilde).
A auto-estima é importante em todos os aspectos da vida humana. Sem auto-estima o indivíduo não será motivado a desenvolver suas potencialidades porque ele se sentirá sempre um incapaz. Não há competência que sobreviva em meio à baixa auto-estima. Como professores devemos fazer de tudo para que nosso aluno se sinta prestigiado, estimulado e reconhecido em seus esforços para melhorar seu desempenho. Acreditando que ele é capaz e fazendo com que ele sinta essa capacidade, estaremos sempre a frente para promovermos o sucesso, tanto dele como o nosso.

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