sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aprendendo a aprender

Se Escola é um lugar onde pessoas são educadas, onde se transmite saber, onde se ensina, onde se instrui e onde se troca vivências, a aplicação dos meus conceitos e ideais vai ser imprescindível para que efetivamente se dê o desenvolvimento do aluno em sua totalidade.
· Aprender a conhecer – o professor motivado, incentivará o desejo do aluno de aprender a aprender. Recursos audio-visuais, material autêntico para análise da cultura dos povos falantes de inglês, trazer a realidade do aluno para a sala de aula, promover o sucesso do aprendiz, numa atmosfera sem tensão ou pressão, são regras básicas para se atingir a meta.
· Aprender a fazer – o aluno é levado a pesquisar a disponibilidade de informações e sua motivação específica para certos assuntos numa situação formal de ensino-aprendizagem – de maneira a ampliar e consolidar seu repertório de habilidades motoras, intelectuais e culturais. Através de dramatizações, representação em peças de teatro, por exemplo, o aluno aprende a fazer sua interpretação em inglês. Após assistir parte de um filme, o protagonista será o aluno.
· Aprender a viver juntos – Para a realização de projetos, nosso ensino releva atividades cooperativas, em prejuízo às competitivas, nas quais sempre há um perdedor. As equipes trabalham harmonicamente, de maneira construtiva resultando um cenário de colaboração.
· Aprender a ser – Os mais diversificados temas são tratados e trabalhados em aula a fim de que as ações levem em conta os valores humanos e todas as potencialidades dos participantes.
Em nossa escola o aprender a aprender levou-nos a todos, professores e alunos, a aprimorar conhecimentos, a aperfeiçoar nossas técnicas de ensino e a tomar rumos que nos levem a atingir nossa realização plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário